Unhas: Como e por que um violonista deve cuidar delas?

unhas-violão-1024x682 Unhas: Como e por que um violonista deve cuidar delas?

As unhas são essenciais para quem deseja aprender a tocar violão, por isso o violonista precisa além de cuidar do seu instrumento, cuidar também das suas unhas. Elas são importantíssimas para o seu desenvolvimento com o instrumento e nesse texto nós vamos te explicar a razão disso.

Um violinista tem o arco para atacar as cordas. Um percussionista usa baquetas para atacar a bateria. Por sua vez o violonista (músico que toca violão) diversas possibilidades: dedos, unhas, palhetas e a combinação dedo e unha. A técnica de palheta, mais utilizada por guitarristas também tem sido efetuada pelos violonistas, no entanto, as técnicas para violão mais utilizadas são as técnicas com a unha, o dedo e a combinação dedo-unha.

O violonista Francisco Tárrega em seus estudos sugere que para o violonista clássico a melhor técnica a ser desenvolvida é a técnica exclusivamente do ataque com os dedos, mas essa técnica hoje conta com poucos adeptos. Atualmente, os professores de violão clássico e popular, utilizam as técnicas de unha e dedo-unha, fazendo com que seja fundamental o cuidado com elas afim de atingir os seus objetivos.

UTILIZANDO AS TÉCNICAS UNHA E DEDO-UNHA

Para deixar o texto mais claro, antes de falar sobre o cuidado com as unhas, é importante explicar as técnicas de unha e dedo-unha. A técnica de unha, sugere que o violonista ataque as cordas do violão exclusivamente usando as unhas. Com isso, o som produzido será mais metálico, semelhante ao som de uma palheta. Já a técnica dedo-unha, sugere que o violonista toque nas cordas utilizando parte do dedo e parte da unha. Então para você entender (levando em consideração que o músico é destro):

  • Para a técnica de dedo – Unhas curtas na mão direita
  • E para técnica de unha – Unhas grandes na mão direita
  • Já a técnica dedo-unha – Unha tamanho moderado na mão direita

O formato ideal da unha para violonistas no caso do uso da unha, é que ela acompanhe o formato do seu dedo. As unhas quadradas ou muito pontudas, prejudicam a sua performance, pois “agarram” a corda, prendendo seu dedo e diminuindo seu tempo de ataque.

Já no que se trata da mão esquerda, que a mão do braço do violão, as unhas devem ser curtas. Lembrando que caso o violonista seja canhoto e toque o violão de forma contrária, inverte-se a recomendação para as mãos.

CUIDADOS COM AS UNHAS

Existem alguns cuidados interessantes que o violonista precisa ter quando o assunto é unha. Segue um breve checklist:

  • Ter o seu próprio Kit Unha e andar com ele sempre que for tocar. Este kit é composto de: lixa de unha comum (tirar o excesso), lixa d’agua nº 400 (para tirar a rebarba que fica debaixo da unha), lixa d’agua nº600 (para dar o polimento);
  • Nunca deixar a unha quebrada por muito tempo;
  • Em caso de unhas fracas, procurar um dermatologista.

TENHO UNHAS FRACAS QUE QUEBRAM SEMPRE

Existem alguns fatores que fazem a unha ser fraca e quebradiça. Em alguns casos podem ser sintomas de algo bem mais grave. Abaixo listamos alguns:

  • Hipotireoidismo e Hipertireoidismo
  • Anemia
  • Deficiências Nutricionais
  • Doenças dermatológicas
  • Excesso de contato com produtos de limpeza
  • Uso excessivo de acetona
  • Roer unhas

Existem também alguns medicamentos que podem ser usados para fortalecer as unhas. Alguns deles você pode usar sem a prescrição médica, mas lembrando que é o dermatologista o mais indicado para verificar os sintomas e prescrever uma medicação.

  • Base para unhas fracas (consulte o dermatologista para que ele prescreva a melhor base para você usar. Algumas contém substâncias que podem fragilizar ainda mais suas unhas)
  • Remédio para unhas fracas – Um dos mais famosos remédios do tipo é o Pantogar. Ele contém uma série de minerais e vitaminas, como a queratina e o pantotenato de cálcio, que realmente ajudam a fortalecer a ponta das unhas. Outros medicamentos à base de biotina e silício orgânico também trazem ótimos resultados no tratamento da fragilidade.
  • Suplementos para unhas fracas
  • Produtos hidratantes

Agora que você já sabe como cuidar adequadamente das suas unhas, resta estudar e tocar bastante. Já pensou em estudar violão? Que tal conhecer o INFOMUC? Agende já sua visita e ganhe uma aula experimental gratuita! https://escola-de-musica.infomuc.com.br/index.html


Acesse:

Instituicional: https://infomuc.com.br 
Escola de Música: https://escola-de-musica.infomuc.com.br 
Produção Musical: https://producao-musical.infomuc.com.br

Estamos no facebook: https://www.facebook.com/INFOMUCOFICIAL 
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/infomucoficial
Se inscreva em nosso canal do Youtube: http://bit.ly/YOUTUBEINFOMUC