Comprovado: Cientistas afirmam que cantar diminui o nível de stresse

cantar-faz-bem-1024x683 Comprovado: Cientistas afirmam que cantar diminui o nível de stresse

Cantar é quase um remédio. Sabe aquele ditado popular que diz que “quem canta seus males espanta”? A máxima popular a cada dia que passa se torna mais verdadeira. Pelo menos assim pensam os cientistas. Desde 2004 estudos comprovam que cantar traz inúmeros benefícios tanto para a saúde física como para a saúde emocional das pessoas.

O primeiro estudo – na Alemanha – chegou à conclusão de que cantar em grupo afeta positivamente a produção de cortisol. Este é um hormônio que está diretamente ligado ao controle do stress, presença de açúcar no sangue e imunidade

Oito anos depois – Em 2012 – o Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford fez outra descoberta interessante. Eles afirmaram que o canto também proporciona a produção de endorfina, que está ligada à sensação de prazer e à imunidade a dor. O estudo foi realizado com pessoas que “cantam” em grupos vocais e corais diversos. A mesma pesquisa foi feita com pessoas que não cantam e o resultado foi diferente.

Mas você pensa que acabou? Uma terceira equipe formada por estudiosos na Universidade de Cardiff – País de Gales – realizou outra pesquisa valiosa. eles concluíram que pacientes com câncer em grupos de aula de canto em coral apresentaram melhorias relacionadas à qualidade de vida e depressão.

Achou pouco? Então lembre-se que aulas de canto ajudam – segundo a musicoterapia – o indivíduo a expressar sentimentos, a diminuir a timidez, aumentar a autoestima, corrigir a postura e respirar corretamente.

Além de cantar, tocar um instrumento musical também traz benefícios!

Tocar um instrumento musical também traz muitas vantagens. Quando a pessoa toca um instrumento, ela afeta partes do cérebro responsáveis pela coordenação motora fina, audição e visão. Segundo estudiosos, o fato de áreas diferentes do cérebro trabalharem ao mesmo tempo, é algo muito benéfico para a pessoa.

Ainda vale ressaltar que aprender a tocar um instrumento musical melhora a memória e desenvolve diversas funções cognitivas. Tanto para crianças quanto para idosos, esse tipo de aprendizado gera benefícios permanentes.

Se você deseja mais saúde e qualidade de vida, reserve um tempo para fazer aulas de canto ou aprender a tocar um instrumento musical aqui no INFOMUC. Temos mais de 20 cursos para você e professores especializados para proporcionar a você grandes aulas e um desenvolvimento constante, tornando você um músico profissional.

Visite nosso site, escolha o curso desejado e preencha o formulário. Nossa equipe entrará em contato com você para explicar tudo.

Acesse agora: https://escola-de-musica.infomuc.com.br