Você sabe o que são vocalises?

Depositphotos_87100582_xl-2015-1024x683 Você sabe o que são vocalises?
Para cantar bem e ter uma técnica vocal apurada, é imprescindível conhecer e praticar vocalises.

Os vocalizes são exercícios vocais realizados em aulas de técnica vocal ou em aulas de canto, onde o aluno canta diferentes intervalos musicais dispostos melodicamente (nota após nota). Para realizar os exercícios, geralmente o aluno é acompanhado por instrumento como piano ou violão. Os vocalises devem ser feitos sempre com o uso correto da respiração, da articulação e da ressonância. Na prática, eles são criados com vogais (a, e, i, o, u), sílabas (má, pu, lá, pó) , palavras e frases. Os intervalos musicais na vocalização ajudam a educar o ouvido e trabalham nossas pregas vocais.

E eles são ótimos para treinar e aprender a ter precisão vocal. Os professores utilizam escalas musicais para que o exercício seja efetuado corretamente, como escalas maiores, escalas pentatônicas, etc. Isso também vai ajudar você futuramente na improvisação.

A prática contínua dos vocalises fará com que pouco a pouco, problemas como tremulação de voz, voz “anasalada”, gutural e estridente, além de problemas de extensão vocal, sejam sanados. E a partir deste estudo, teremos uma voz com extensão maior, sonoridade mais bonita e flexível, ou seja, que a voz consiga alcançar as notas com mais facilidade, firmeza e segurança.

Como praticar vocalises?

Os vocalises podem ser feitos diariamente, mas segundo os especialistas não devem ultrapassar 25 minutos! Alguns professores fornecem o áudio das vocalises depois de ensinadas. Outros fornecem apenas a partitura para que o aluno que já tem um conhecimento de teoria musical, possa treinar em casa.

Geralmente este tipo de exercício é feito em frente ao espelho. Mas é importante que o aluno não inicie este tipo de trabalho sozinho. E importante ter um professor, que vai lhe mostrar a forma correta de fazer e acompanhar a sua evolução. Lembre-se de usar volume moderado em toda a extensão. No início os vocalises devem ser feitos com graus conjuntos. Estes no caso, são vocalises simples sempre dentro do registro médio, progredindo para a tessitura. Lembre-se que a homogeneidade no volume da voz é importante na vocalização.

Se você deseja trabalhar melhor a sua voz, venha fazer aulas de canto ou aulas de técnica vocal aqui na Escola de Música do Infomuc! Temos professores habilitados e preparados para ensinar a você todas as técnicas para cantar bem e com a qualidade de um profissional.

Acesse:

Instituicional: https://infomuc.com.br 
Escola de Música: https://escola-de-musica.infomuc.com.br 
Produção Musical: https://producao-musical.infomuc.com.br

Estamos no facebook: https://www.facebook.com/INFOMUCOFICIAL 
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/infomucoficial
Se inscreva em nosso canal do Youtube: http://bit.ly/YOUTUBEINFOMUC