MÚSICA PARA CRIANÇAS ANTES DOS SETE ANOS PODE AJUDAR EM SEU DESENVOLVIMENTO CEREBRAL

MÚSICA PARA CRIANÇAS ANTES DOS SETE ANOS PODE AJUDAR EM SEU DESENVOLVIMENTO CEREBRAL

Aulas de música para crianças é possível a partir de quantos anos? Está é uma pergunta que muitos pais nos fazem. E a nossa resposta é categórica: quanto antes melhor! Recentemente uma pesquisa realizada na Universidade de Concórdia, no Canadá afirmou que o contato da criança com a música desde a primeira infância pode ajudar em seu desenvolvimento cerebral. Assim, pesquisa corrobora o que os professores e educadores musicais já diziam: Aulas de música para crianças é algo fantástico. Ainda mais agora que existe um estudo que sustenta essa informação. Segundo os dados, pessoas que começaram a estudar música antes dos 7 anos apresentam mais conexões neurais na idade adulta do que quem começou a estudar música depois dessa idade.
Para fazer a pesquisa, os cientistas montaram três grupos:
  • Grupo 1 – Músicos profissionais que começaram a tocar com menos de sete anos;
  • Grupo 2 – Músicos profissionais que começaram a tocar com mais de sete anos;
  • Grupo 3 – Pessoas que nunca aprenderam nenhum instrumento.
Usando aparelhos específicos, os pesquisadores mediram a resposta cerebral de cada um dos participantes. O objetivo era descobrir se existia algum tipo de conexão no cérebro que só poderia ser feita em determinada idade. Eles notaram que os adultos que haviam começado a estudar música mais cedo tinham mais conexões entre as áreas motoras do lado esquerdo e do lado direito do cérebro. Já aqueles que não eram músicos e os músicos que haviam começado seus estudos mais tarde, não havia diferença. Para os especialistas, isso confirmou a hipótese inicial. Vale lembrar que o estudo não estava avaliando a qualidade musical dos participantes, mas sim estudando sua estrutura cerebral.


O RESULTADO FAZ MUITO SENTIDO, AFIRMA ESPECIALISTA

Para o neuropediatra Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os resultados da pesquisa fazem muito sentido. O cérebro realmente tem os chamados “períodos sensíveis” e segundo o doutor, certas conexões só podem ser construídas nesses momentos. Isso acontece em relação não só com habilidades motoras, mas com a linguagem, audição e visão. Por isso vale muito a pena investir em aulas de música para crianças.
O estudo ainda está longe de terminar. Embora diversos estudos estejam em andamento, todos eles apontam para uma verdade: “Um dos motivos para que a música traga tantos benefícios à criança é que ela trabalha múltiplas habilidades, estimulando a parte motora, a audição, o raciocínio, as noções de proporção e ritmo, as emoções, a sensibilidade e, assim faz com que várias áreas do cérebro funcionem simultaneamente”.
Portanto se depois de ler sobre esse estudo você ainda tiver dúvidas, gostaríamos de fazer um convite para você: Traga seu filho para o INFOMUC para que ele faça uma aula experimental gratuita. E traga mesmo que ele não apresente desejos para aprender um instrumento específico (como piano, violino ou percussão). Aqui ele pode fazer aulas de musicalização infantil, para ter um contato mais direto com a música e começar a despertar sua atenção para ela. Nossos professores são especializados e farão com que seu filho seja introduzido no universo musical da melhor forma possível.