AQUECIMENTO VOCAL: POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTE?

AQUECIMENTO VOCAL: POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTE?

Aquecimento vocal é uma das coisas mais importantes na vida do cantor. Dominar esta técnica vocal é fundamental para todos os cantores, sejam iniciantes ou profissionais.

A voz é o resultado da ação de diversos músculos do nosso corpo. Ela não acontece do nada. Assim como os atletas precisam aquecer a musculatura antes de disputar qualquer competição, o cantor também precisa aquecer a musculatura que faz a voz funcionar.

Quando a musculatura não está preparada, você corre o risco de ter problemas sérios nas suas pregas vocais. A anatomia da laringe, que contém as Pregas Vocais (ou Cordas Vocais), é composta por músculos que devem ser alongados e aquecidos antes do uso. Desta forma, os músculos laríngeos receberão os nutrientes essenciais para trabalhar melhor. Por isso, o ato de aquecer a voz é fundamental para que o profissional consiga cantar, declamar e falar por mais tempo.


Objetivos do aquecimento vocal

  • Mobilizar Pregas Vocais para estimular a irrigação sanguínea na região;
  • Ampliar articulação da boca a fim de favorecer a projeção da voz;
  • Instalar padrão respiratório que forneça apoio para sustentação de notas musicais;
  • Atenuar sobrecarga das Pregas Vocais através da ativação adequada de outras estruturas torácicas e faciais;
  • Elevar tempo máximo fonatório para que haja maior resistência vocal.
Se o seu desejo é realmente cantar como um profissional, é imprescindível cuidar da sua voz. Ela será seu “instrumento de trabalho”.


Quem são os profissionais habilitados para trabalhar o seu aquecimento vocal?

São dois os profissionais que podem ajudar você a ter um aquecimento vocal de qualidade: o fonoaudiólogo e o professor de canto.
O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde que a grosso modo trata da voz de um modo clínico. Ele tem a habilidade para habilitar e reabilitar a sua voz. Por isso, ele também pode realizar com você um trabalho de aquecimento vocal. No entanto seu trabalho se resume a uma atuação mais clínica do que propriamente cênica ou artística.
Por outro lado, o professor de canto profissional é habilitado para trabalhar a sua voz em prol da música. Ele também tem a habilidade de trabalhar com eficiência e eficácia a sua voz em todas as etapas, incluindo o aquecimento e o desaquecimento vocal. Cabe a ele escolher os melhores exercícios e ensinar você a fazê-los de forma constante.


Quais os riscos de não fazer um aquecimento vocal ou fazê-lo de forma errada?

O grande problema de não fazer um aquecimento adequado antes de cantar é de você forçar demais a musculatura do aparelho fonador (inclusive as cordas vocais). Com isso você pode ter problemas cordas vocais como rouquidões constantes, nódulos, cistos, hemorragias e laringites. Por isso antes da sua apresentação, reserve uns vinte minutos para aquecer a sua voz (com os exercícios indicados pelo professor). Depois da apresentação reserve uns minutos para desaquecer a voz e ficar em silêncio. Assim as cordas vocais podem descansar e você poderá voltar a conversr normalmente.
Se você nunca fez aula de canto ou de técnica vocal e deseja estudar com professores habilitados, venha para o INFOMUC. Aqui temos tudo que você precisa para transformar você em um cantor(a) de verdade. Agende uma aula experimental gratuita no curso de Canto Popular ou Lírico ou no Curso de Técnica Vocal. Venha cantar conosco!